Estudos Bíblicos

Orai sem cessar...


1o DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO: 

     Deus estabele-ceu a oração como o meio dos verdadeiros cristãos terem comunhão com Ele.  Orar é falar ou dialogar com Deus.  Oração não é reza.  Rezar é o mesmo que recitar algo previa-mente escrito ou decorado; é mera repeti-ção.  A maioria das rezas são de procedên-cia humana ou maligna.  A reza é morta e nada produz.  Envolve apenas a mente.  Não existe reza na Bíblia.  A Bíblia ensina a oração.  A oração não é previamente planejada nem decorada, mas brota naturalmente do nosso interior pelo Espírito Santo de Deus.  É um relacionamento entre o nosso espírito e o Espírito Santo de Deus.  A oração é viva, é algo que sai da alma e do espírito do cristão.  Não pensamos antes o que iremos falar, mas, quando nos ligamos com Deus, as palavras fluem naturalmente, adequadas para aquele momento ou situação.  A oração é a chave que abre o coração de Deus.  É o falar da alma com Deus.  É abrirmos o nosso coração, desabafando com Deus as nossas angústias e aflições.  É o diálogo da criatura com o seu Criador, ora pedindo, ora agradecendo, ora louvando-O,  e  ora  adorando-O.  A oração é um relacionamento constante, íntimo e pessoal com Deus (Cols. 4:2;  Mat. 6:6;  Rom. 8:26-27).

2o A NECESSIDADE DE ORAÇÃO: 

É impossível viver a vida cristã sem a oração.  Assim como marido e esposa precisam de diálogo constan-te para manterem o bom relacionamento fami-liar, assim o cristão precisa orar para manter estreitado o relacionamento espiritual com Deus.  O diálogo está para a necessidade material da família, assim como a oração está para a neces-sidade espiritual do cristão.  Todo cristão neces-sita muito orar para ter comunhão com Deus, pois a oração é alimento para nossa alma e firmeza para nossa vida.  Pela oração e estu-do da Bíblia, Deus dirige a nossa vida.  A ora-ção nos abençoa, abençoa os outros e faz cres-cer o reino de Deus.  Os apóstolos oravam muito e milhares se convertiam (Atos 1:14 e v. 24;  2:42;  4:31;  6:6;  8:15;  9:11 e v. 40).  (Devemos orar em todo tempo Ef. 6:18), perseverar em ora-ção (Cols. 4:2) e orar sem cessar (1a Tes. 5:17).  Quando ouvimos a pregação ou lemos o Evan-gelho, Deus fala conosco.  Quando oramos, nós falamos com Deus.  A Bíblia recomenda muita oração.  O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo.  Passava horas e até noites inteiras em oração.  Orava no monte (Marc. 6:46), às vezes a noite toda (Luc. 6:12), de manhã bem cedo (Marc. 1:35), como na agonia do Getsê-mani (Mat. 26:36-44).  O cristão que não ora poderá cair em tentações e sofrer muitos males (Luc. 21:34-36;  22:40). 

3o A QUEM DEVEMOS ORAR: 
     É totalmente errado pedir a Deus em nome de santos.  Em 1a Tim. 2:5 diz:  Jesus é o único Mediador ou Intermediário entre nós e Deus”. O Novo Testamento ensina claramente que devemos orar a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus (Ef. 5:20;  Col. 3:17).  Atentemos que, embora toda a Trindade esteja envolvida nas nossas orações, não devemos pedir em nome dos três.  Devemos pedir a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus.  Jesus intercede por nós (Rom. 8:34).  A resposta chega a nós através do Espírito Santo (João 16:23-24 e vs.13,14;  João 14:17).  Nos textos a seguir é o próprio Senhor Jesus que nos ensina a pedir ao Pai em seu nome (João 14:13-14 e v. 6;  15:16).

4o COMO  ORAR:

A) TEMPO E LUGAR PARA ORAÇÃO: 
 Devemos orar de manhã (Marc. 1:35), antes das refeições (Atos 27:35), nas vigílias e em ocasiões especiais (Luc. 6:12-13), a sós, secre-tamente (Mat. 6:6), de madrugada (Prov. 8:17) e na Igreja (Atos 1:14).  Devemos orar em todo tempo e lugar que nos seja possível (1a Tim. 2:8).  Nos cultos das Igrejas é comum uma pessoa orar, e os demais acompanharem em espírito, dizendo o Amém no final.  Tam-bém podemos orar todos juntos.  No culto do-méstico, em casa, cada membro da família poderá orar, um de cada vez.  Devemos ensi-nar a nossos filhos os caminhos de Deus e a oração. 

B) POSTURA DO CORPO EM ORAÇÃO: 
 A postura do corpo em oração não é deter-minada na Bíblia.  Podemos orar em qualquer posição:  de joelhos (Luc. 22:41),  prostrado (Mat. 26:39), em pé (João 17) e assentados (Atos 2:2).  A posição mais conveniente é de joelhos e de olhos fechados.  Se alguém está doente, de cama, sem poder levantar-se, pode-rá orar deitado, foi o caso do rei Ezequias (Isaias 38:1-5).

C) POSTURA DA VOZ EM ORAÇÃO:  Podemos orar em nossa língua ou língua espiritual;  pode-mos orar em voz alta, baixa ou em silêncio.  Em voz alta (Atos 1:24), baixa (Luc. 22:46), em silên-cio (Ef. 6:18) e em línguas (1a Cor. 14:4-5 e vs. 13, 15, 18, 27, 28).

5o POSSÍVEIS RESPOSTAS ÀS ORAÇÕES:  

A) SIM:  A resposta às nossas orações será sim, se estiverem dentro dos princípios que Jesus ensi-nou em Mat. 6:9-10.  Isto é, reconhecermos a grandeza e a santidade de Deus; que o Seu nome seja santificado e a Sua vontade feita em nós; que Ele reine em nós e através de nós, e que tudo o que pedirmos seja para o nosso bem e glorificação do nome do Senhor (1a João 5:14-15;  João 14:13-14;  Marc. 11:24).

B) NÃO:  A resposta às nossas orações será não, se estiverem contra a vontade de Deus ou se forem um mal para nós (1a João 5:14;  Tiago 4:3).  Outros impedimentos são:  se existir em nós pecado que cause impedimento, orarmos com dúvida ou falta de perdão (1a Ped. 3:7;  Ef. 5:22 e v. 25;  Is. 59:1-2;  Prov. 1:28-31;  28:9;  Tiago 1:6-7;  Marc. 11:25-26).  Já Mat. 18:23-35 trata do perdão, e diz, nos versos 33 a 35, que não seremos atendidos se do íntimo do cora-ção não perdoarmos aos outros.

C) AGUARDE:  A resposta às nossas orações será aguarde, quando Deus quer provar a nossa fé, paciência e perseverança ou quando ainda não é o momento próprio (Col. 4:2;  Atos 2:42).  Deus quer ser adorado e glorificado; e que sejamos agradecidos pelas bênçãos que nos concede.  Em Luc. 17:12-19 registra a cura de dez leprosos.  Jesus reclamou porque só um vol-tou para dar glória a Deus.

6o FORMAS  MAIS  COMUNS  DE  ORAÇÃO:

A) PETIÇÃO OU SÚPLICA:  Petição ou súplica é quando se roga a Deus por si, por alguém ou por alguma coisa (Mat. 8:2-3;  Atos 1:24).

B) INTERCESSÃO:  Intercessão é quando se pede por alguém ou se ajuda alguém em oração (Atos 12:5). Devemos orar pelas autoridades do país e não as maldizer (1a Tim. 2:1-3; Rom. 13:1-7).
C) AÇÕES DE GRAÇAS:  Ações de graças é quando nós agradecemos a Deus por bênçãos que Ele nos concedeu ou concedeu a outros por quem intercedemos (Fil. 4:6;  Rom. 1:8).

D) ADORAÇÃO:  Adoração é quando queremos glorificar e exaltar a Deus adorando-O por Sua grandeza, por suas obras, pelo seu poder e, acima de tudo, pelo grande amor com que nos salvou em Cristo Jesus (João 4:23-24;  Sal. 75:1;  138:1-3;  29:2).  Quando cantamos e louvamos a Deus, isto também é uma forma de adora-ção.  Existem outras formas de oração além destas, como no caso do “Pai Nosso” (Mat. 6:9-13).  O importante e bíblico é que a oração seja feita com fé, reverentemente e que os seus propósitos glorifiquem a Deus.
 7o O VALOR DAS ORAÇÕES:  Quando as nos-sas orações são feitas sem duvidar (Tiago 1:6-7), com fé e de acordo com a vontade de Deus, são de tão grande valor que é impossível avaliarmos.  Atos 3:1-9 registra que Pedro disse ao paralítico:  em nome de Jesus Cristo, levanta e anda.  O paralítico foi curado e saiu andando e pulando de alegria.  Podem avaliar o valor dessa oração?  É impossível.  Tiago 5:16 diz: “orai uns pelos outros, para que sareis:  a ora-ção feita por um justo pode muito em seus efei-tos”.  A Igreja primitiva orava sempre e havia conversão e salvação aos milhares (Atos 1:14;  2:41-42 e v. 47;  4:4).  É assim que nós devemos  fazer.  Estudar muito a Bíblia, mas também orar sempre,  pois  as orações são de grande valor, e veremos o potencial divino que está à nossa disposição

CONCLUSÃO:  Orar é falar ou dialogar.  A oração é um relacionamento constante, íntimo e pessoal com Deus.  A oração é uma necessidade, para termos comunhão com Deus e sermos guardados dos males e sofrimentos que as tentações podem nos causar.  Devemos orar sempre a Deus, o Pai, em nome de Jesus.  Orar em qualquer posição que nos seja possível.  Em voz alta, baixa, silêncio e em línguas.  A resposta pode ser:  sim, não ou aguarde.  Devemos orar pedindo, interce-dendo, agradecendo e adorando.  Exercitemo-nos na prática das orações, elas são de grande valor, abençoaremos a muitos e a nós também.  Leia a Bíblia.  Comece pelo Novo Testamento.   Amém.
 
BY - Dc.José Ramos Pereira


7o O VALOR DAS ORAÇÕES:  Quando as nos-sas orações são feitas sem duvidar (Tiago 1:6-7), com fé e de acordo com a vontade de Deus, são de tão grande valor que é impossível avaliarmos.  Atos 3:1-9 registra que Pedro disse ao paralítico:  em nome de Jesus Cristo, levanta e anda.  O paralítico foi curado e saiu andando e pulando de alegria.  Podem avaliar o valor dessa oração?  É impossível.  Tiago 5:16 diz: “orai uns pelos outros, para que sareis:  a ora-ção feita por um justo pode muito em seus efei-tos”.  A Igreja primitiva orava sempre e havia conversão e salvação aos milhares (Atos 1:14;  2:41-42 e v. 47;  4:4).  É assim que nós devemos  fazer.  Estudar muito a Bíblia, mas também orar sempre,  pois  as orações são de grande valor, e veremos o potencial divino que está à nossa disposição.  Também as figuras ao lado dão-nos essa mesma

  idéia.  Amém.